Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Posso filmar uma abordagem policial ou blitz de trânsito usando o celular?

Publicado por DR. ADEvogado
há 3 anos


Atualmente fazer uma filmagem se tornou algo fácil. Basta ligar a câmera do celular e pronto: qualquer pessoa pode produzir um vídeo. E esse registro pode servir como uma espécie de testemunha ocular para fatos diversos.

No caso de bloqueios de trânsito ou no caso de abordagens policiais, a legalidade da gravação é um tema frequente nos fóruns da internet. A questão é simples: cidadãos comuns e motoristas, ao passarem por uma blitz de trânsito ou ao serem abordados por um policial, podem gravar a ação?

A resposta é curta: SIM. Não existem alegações que impeçam o motorista de gravar tal situação. A advogada, especialista em direito no trânsito, Rochane Ponzi, afirma que esse é um importante meio de se produzir provas contra uma atuação indevida do policial. E, nesse caso, "o abordado, não só pode, como deve gravar a situação".


Entretanto, a advogada alerta que tais filmagens são permitidas apenas como meio de fiscalizar o serviço público. "Elas não podem ser usadas indiscriminadamente, como meio de difamar ou expor o policial".

O policial pode pedir para que o motorista pare a gravação ou impedir que ela aconteça?

"Se perceber que está sendo filmado, o policial deve prosseguir com as atividades dele normalmente sem nenhuma interferência", afirma o 1º Tenente Maxwel Souxa da Polícia Militar de São Paulo. Ou seja, as autoridades não têm o direito de impedir uma gravação.

O oficial ainda destaca: "Durante o período de formação, e em treinamentos contínuos, os policiais recebem uma orientação de como lidar com esse tipo de situação (não intervir na filmagem). Qualquer coisa que divergir disso é uma violação às normas e pode configurar em uma transgressão de disciplina e, dependendo do grau, em um abuso de autoridade".


Mas, há casos com exceções. O porta-voz da Policia Militar de São Paulo esclarece, que as autoridades podem pedir que a gravação pare em uma situação que coloque os policiais e o próprio abordado em risco.

"Quando o motorista tiver uma atitude explicitamente delituosa (embriagado, armado, dentro de veículo roubado, e etc) um policial pode pedir para que ele saia do veículo com as mãos para cima. Se o abordado sair com as mãos na linha da cintura para gravar a abordagem com o celular, a gravação deve parar, ou ser feita por terceiros."

A filmagem, inclusive, já se tornou um artifício usado pela própria PM para monitorar as abordagens policiais. "A Polícia Militar de São Paulo já possui 3 batalhões com câmeras policiais e está ampliando para 18 batalhões. Em questão de alguns anos, teremos todos os policiais portando câmeras operacionais portáteis", conta o Tenente.

Vale ressaltar que os cidadãos só podem fazer a gravação de agentes públicos DURANTE o exercício da função, enquanto estiverem representando o Estado. Quando estiverem "de folga" ou em momentos em que ele não estiver exercendo as atividades inerentes ao cargo, nenhuma gravação é legalmente permitida. Nesta situação, o direito à privacidade da pessoa prevalece.


Ao filmar uma abordagem, o cidadão também não pode ofender, fazer comentários inoportunos ou instigar o agente público. É necessário manter o respeito e permanecer dentro dos limites de direito, sob pena de a pessoa ser detida por desacato.

A fiscalização de trânsito tem como objetivo verificar a segurança da malha viária, do veículo, e as condições do condutor (como CNH e sobriedade ao dirigir) — Foto: GettyImages

O policial pode confiscar o celular do motorista devido a gravação?

Não, uma simples gravação não é motivo para fiscalizar o celular do motorista. O Tenente explica que "em uma atitude suspeita um policial pode fiscalizar o celular do abordado para verificar a procedência do aparelho, se é de origem ilícita ou não - gravar a abordagem não se enquadra na situação".

O policial pode prender o motorista devido a filmagem?

O porta-voz da Polícia Militar de São Paulo afirma que o policial não pode prender um cidadão apenas por estar filmando uma abordagem. Entretanto, "se além de gravar, o abordado pronunciar xingamentos ao policial, ele pode cometer desacato à autoridade, e assim ser detido no ato".

O vídeo pode ser veiculado na internet?

Segundo Ponzi, ao mesmo tempo que o policial, como funcionário público está sujeito ao registro de sua imagem como meio de fiscalização de seus serviços, como cidadão ele deve ter seu direito de imagem garantido, e circulado na internet apenas com sua autorização (Art. da Constituição Federal).

Ou seja, a autoridade pode ser filmada livremente, mas à respeito da circulação da gravação, vai depender de cada caso. Isso porque, segundo a advogada, "a utilização da gravação para outros fins e não de defesa do abordado pode acarretar a indenização. Se o policial sentir que foi prejudicado, ele pode recorrer a justiça e caberá ao juiz decidir se o direito de imagem foi ou não ferido."

De acordo com o Tenente, as imagens feitas pelo motorista devem ser encaminhadas à Corregedoria da Polícia Militar. Assim, o cidadão consegue protocolar a denúncia e expor as imagens, como provas, auxiliando nas investigações.

(Por Larissa Albuquerque (com Ulisses Cavalcante) /Fonte: autoesporte.globo.com)


🔥SIGA NOSSO FACEBOOK DE NOTÍCIAS E HUMOR JURÍDICO

Veja também:

Petições Premium 2021 - A Seleção Completa de +1.000 Peças Atualizadas e +18.000 de Petições Jurídicas Diversas

Petições Imobiliárias 2021 - Baixe Gratuitamente 01 Modelo de Petição!

Guia Carro Livre de Imposto - Saiba como comprar veículo Zero km pagando Zero Imposto!

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações830
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/posso-filmar-uma-abordagem-policial-ou-blitz-de-transito-usando-o-celular/1202918039

Informações relacionadas

Agente No Trânsito
Artigoshá 3 meses

O que acontece se levar multa na CNH provisória?

Daniel Menezes, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

O agente da autoridade de trânsito e a aplicabilidade do artigo 89, I do CTB

Bruno Schettini, Advogado
Artigoshá 3 anos

Posso filmar abordagem policial?

Oziel Miranda, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

A filmagem e uso da imagem de agentes policiais em abordagens:

Artigoshá 4 anos

Abordagens policiais: conheça seus direitos

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não faz sentido o funcionário público ter direito a proteção da imagem se está no exercício da função. Ali não está a pessoa, mas o servidor público.

Dica: Faça no formato de LIVE, de forma que se o funcionário público tomar o celular, o vídeo NÃO está no celular e sim no servidor. continuar lendo

ai vc faz o vídeo e ele apreende seu celular devidamente amparado no ordenamento, como prova de alguma circunstancia....O Brasil não é para iniciantes kkk abc colega continuar lendo

Voce pode gravar e divulgar, o que não pode é vincular a imagem do policial a propaganda por exemplo. Tem um video de um reporter que foi intimidado por dois policiais, ameacaram de processo e prender, vai fazer mais de 5 anos que o video está no ar com quase 3 milhões de acessos. Se quiser ver, coloque no Youtoube "Direitos do Cidadão, Abordagem Policial" do Canal Oslaim Brito. continuar lendo

O policial pode conduzir para a delegia quem está gravando? Já vi varios casos de intimidacão que caso não pare de gravar, o policial ameaca a levar para a delegacia como testemunha. É até peculiar, pois para o estado, basta a palavra do policial. continuar lendo