Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Advogados pedem afastamento do presidente da OAB: “Conduta incompatível com a advocacia”

Publicado por DR. ADEvogado
há 3 anos


Um grupo de advogados de Brasília protocolou pedido de afastamento do presidente Felipe Santa Cruz, nesta quinta-feira (7/10), no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

No documento, os 10 advogados alegam que o presidente da OAB mantém “reiterada e publicamente, conduta incompatível com a advocacia”. Sob essa argumentação, eles pedem o afastamento preventivo e a instauração de processo disciplinar até o julgamento final de extinção do mandato de Felipe Santa Cruz.

Os advogados disseram que o presidente da entidade fez “manifestações anti-éticas sobre as eleições da OAB”. “É de conhecimento público e notório desde, ao menos 28/04/2021, que a ‘cúpula da OAB Nacional racha e lança manifesto contra partidarização na entidade’, e isso por que a própria diretoria do Conselho Federal reconheceu que ‘começa a expor divisões em funções das atitudes consideradas de viés político do presidente da entidade.'”

Advogados pedem afastamento de presidente da OAB, Felipe Santa Cruz

Grupo de 10 advogados protocolou o pedido contra Felipe Santa Cruz no dia 7 de outubro de 2021

No documento, o grupo assinalou que “são inúmeras as publicações nas redes sociais do presidente de viés político-partidário e afastadas dos objetivos da Ordem”. Para reforçar essa tese, citaram publicações de Felipe Santa Cruz com informações contrárias ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Em setembro, conselheiros da Seccional do Distrito Federal enviaram ao presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, uma representação contra o presidente nacional da Ordem. No documento, os advogados Juliana Zappalá Porcaro e Geraldino Santos Nunes Júnior pedem o imediato afastamento do presidente nacional da OAB com os mesmos argumentos. O processo ainda não teve andamento em nível local, por isso, os conselheiros foram ao Conselho Federal.

Em nota, a assessoria de comunicação do Conselho Federal da OAB informou que o documento foi recebido na tarde desta quinta-feira e seguirá os trâmites legais no CFOAB.

(Por: Isadora Teixeira / Fonte: www.metropoles.com)


🔥SIGA NOSSO FACEBOOK DE NOTÍCIAS E HUMOR JURÍDICO

Veja também:

Super Combo de Petições 2021 - Aumente sua PRODUÇÃO e LUCROS com o Melhor Combo de Petições Jurídicas disponível PARA VOCÊ!

Guia Carro Livre de Imposto - Fique livre de IPI, IOF, ICMS e também IPVA!

Cronograma OAB FÁCIL - Temas com maior probabilidade de caírem no Exame da OAB

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações584
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-pedem-afastamento-do-presidente-da-oab-conduta-incompativel-com-a-advocacia/1295877440

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu, como advogado, trabalho mais preso do que o próprio preso.
As ameaças são justamente perante a OAB.

Ontem tive ciência de um despacho, num cumprimento de sentença, que exigia juntada de procuração no cumprimento de sentença, SOB PENA DE COMUNICAÇÃO À OAB, logo após a minha impugnação.
Ora, artigo 105, & do CPC.
Não cumpri a exigência, por ser ilegal, e confesso que fico com receio de ser REPRESENTADO na OAB.
Por outro lado, a OAB se ajoelha ao Judiciário e ao MP, ignorando o artigo 6º do Estatuto. Quem perde é o jurisdicionado e o advogado que não quer status, nem ser alpinista social dentre outras coisas nojentas ao meu ver. Aquele que somente quer que sejam as prerrogativas respeitadas é o verdadeiro sofredor desse sistema. continuar lendo

é sério isso? ???
em tempos incrivelmente absurdos, de propina de 1$ dose de vacina, de gasolina î a 1$ litro, de 600 mil mortos covid-19 em 2 anos de pandemia, devido ao negativismo da ciência , a negativismo de distanciamento social , de negativismo de proteções individuais, a não incetivação de higiene e vacinação! pelo amor de deus advogados honrem os seus juramentos de graduação em direito e de inscrição na oab. não me façam passar vergonha de pertencer a mesma classe que pessoas que não defendam a cf/88 a dignidade da pessoa humana e os direitos individuais . esqueçam atos antropofágicos por hora. estamos todos ameaçados. a sobrevivência de um depende da sobrevivência de todos!!!!!!!!!!!!!!!!!
A JUS BRASIL NÃO ME DEIXOU PUBLICAR O TEXTO COMO ORIGINAL. O que me leva a pensar que essa notícia da OAB é patrocinada por interesses que não são os da OAB nem os do BRASIL. Basta! continuar lendo

essa imundície ainda é presidente da OAB? PELO AMoR!!!! continuar lendo

Não se deve contar ou confiar na OAB/DF para defender as prerrogativas dos advogados, pois, fui perseguido em 2019, março, dia 27, pelo Des. Josaphá Francisco dos Santos, que me expulsou da sessão de julgamento por conta de eu requerer a palavra "pela ordem", para me manifestar no julgamento dos embargos de declaração relatado por seu amigo Sebastião Coelho. O meu pedido foi com base no art. 7o., inciso X da Lei 8.906/94, mas, ao insistir em falar, o nobre magistrado mandou dois seguranças me agarrarem e me botar para fora do recinto. Ato contínuo, percebendo que que tinha cometido ato ilícito contra advogado, encaminhou um famigerado e mentiroso "mandado de encaminhamento" para o Pres. Délio Lins me acusando de tumultuar a sessão, em flagrante crime de denunciação caluniosa, pois, respondi a processo disciplinar aberto pela oab/df, que mandou arquivá-lo. Todavia, deixei claro para a então presidente da Comissão de prerrogativas que desejava processar o magistrado por crime de prevaricação, injúria e crime de denunciação caluniosa. A então presidente me enrolou e enrolou até que foi substituída por Délio. No entanto, o novo presidente não fez nada com os documentos comprobatórios dos crimes praticados pelo magistrado, entregue à oab/df há mais de dois anos. O que demonstra que o Pres. Délio e sua gestão protege magistrado que abusa da autoridade contra advogados, estando todos nós, advogados, desprotegidos, sem amparo. Será que a próxima gestão da oab/df (que espero seja outra) defenderá o advogado contra magistrados, como esse, ou a oab passará a ser chamada de ordem dos advogados que protege magistrados que perseguem causídicos? Nilton Ismael Rosa - oab/df 49.339. continuar lendo