Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Colombiana que teve eutanásia suspensa entra na justiça contra clínica

Publicado por DR. ADEvogado
há 3 anos


Os advogados de Martha Liria Sepúlveda, de 51 anos, colombiana que conseguiu o direito à eutanásia mesmo sem estar em estado terminal, entraram na justiça contra a clínica que suspendeu o procedimento que ocorreria no domingo (10).

Segundo a imprensa colombiana, os representantes de Martha protocolaram uma ação contra o Instituto Colombiano del Dolor (Indocol), clínica que seria responsável por realizar o procedimento, mas que o cancelou horas antes.

Em um comunicado, a acusação afirma que a clínica, ao negar o procedimento, submeteu Martha a "tratamento cruel e desumano". O filho dela, Federico Redondo Sepúlveda, disse que a decisão de suspender a eutanásia foi “desrespeitosa e inaceitável”.

Martha Sepúlveda, colombiana que decidiu pela eutanásia, dá entrevista à TV colombiana — Foto: Federico Redondo Sepúlveda/Reprodução/Twitter

Ela sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), e relatou sentir dores e ter perdido o movimento das pernas, o que a atrapalha na vida cotidiana. A doença é degenerativa e sua saúde vai piorar progressivamente, sem chances de cura.

A eutanásia, ou morte assistida, é legalizada na Colômbia desde 1997. O país, aliás, foi o primeiro na América do Sul a legalizar o procedimento. Porém, a prática valia apenas para pacientes que tivessem doenças terminais — ou seja, seria uma forma de abreviar o sofrimento da pessoa em situação já irreversível, se assim fosse a decisão dela.

Martha recebeu a aprovação inédita da Corte Constitucional, a mais alta corte do país, para a realização do procedimento.

A morte assistida de Martha aconteceria em uma clínica neste domingo, às 7 horas (9 horas em Brasília), mas sua família foi comunicada no final da tarde de sábado que o procedimento não seria mais realizado.

Segundo Federico e advogados da família, a decisão foi tomada a partir de imagens de televisão e de uma consulta “feita de última hora”, que teria apresentado um resultado diferente do laudo que atestava o estado de saúde da paciente.

“De que melhora estão falando? Se na consulta que minha mãe foi obrigada a ir a pedido do Incodol a conclusão do especialista foi radicalmente diferente? A base para isso é uma avaliação que foi feita à minha mãe para a TV?”, questionou o filho em uma postagem no Twitter.

Federico afirma que a mudança de planos aconteceu após a repercussão do caso, inclusive internacionalmente.

“Fizeram tudo em segredo e não nos avisaram que iam se reunir. A médica assistente não nos informou, o que é contrário às orientações destes procedimentos”, disse Federico em entrevista à rádio colombiana La W neste domingo.

Segundo o jornal colombiano “El Tiempo”, a ata da Comissão para Morrer Dignamente do IPS reconhece que sua nova avaliação se baseia na “concordância com o conceito atualizado pela neurologia e com os fatos e imagens conhecidos na mídia de massa”, o que indicaria que imagens de Martha divulgadas nos últimos dias – após o caso se tornar popular na imprensa, teriam realmente influenciado na decisão.

Esclerose Lateral Amiotrófica — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1

Segundo o Laboratório de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (DescLAB), grupo que presta assessoria jurídica a Sepúlveda, o cancelamento do procedimento foi ilegal e irregular, porque Martha atende aos três requisitos estabelecidos na regulamentação colombiana para o acesso à eutanásia:

  • tem uma doença grave e incurável de acordo com seu histórico médico
  • considera que a dor e o sofrimento que sofre são incompatíveis com a sua ideia de dignidade
  • expressou repetidamente seu consentimento livre, informado e inequívoco.

Martha havia conseguido em julho a autorização para passar pela eutanásia. Primeiro ela havia solicitado que acontecesse em 31 de outubro, mas depois pediu que fosse antecipada para o dia 10, às 7 horas, horário em que costumava ir à missa.

"Sou uma pessoa católica, me considero alguém que crê muito em Deus, mas, repito, Deus não quer me ver sofrer e acredito que não quer ver ninguém sofrer. Nenhum pai quer ver seus filhos sofrerem", disse a colombiana, em entrevista à emissora colombiana Caracol.

"Para mim, a morte é um descanso", emendou.

(Por g1 / Fonte: g1.globo.com)


🔥SIGA NOSSO FACEBOOK DE NOTÍCIAS E HUMOR JURÍDICO

Veja também:

Super Combo de Petições 2021 - Aumente sua PRODUÇÃO e LUCROS com o Melhor Combo de Petições Jurídicas disponível PARA VOCÊ!

Guia Carro Livre de Imposto - Fique livre de IPI, IOF, ICMS e também IPVA!

Cronograma OAB FÁCIL - Temas com maior probabilidade de caírem no Exame da OAB

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações170
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/colombiana-que-teve-eutanasia-suspensa-entra-na-justica-contra-clinica/1296643168

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)