Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

De paquera a investigação: advogada localiza alvo de ação judicial pelo Pix

Publicado por DR. ADEvogado
há 2 anos


A popularização do Pixsistema de pagamento instantâneo gratuito que entrou em operação há um ano — inaugurou novos usos para a plataforma. Primeiramente, o que chamou a atenção de usuários foi a possibilidade de utilizar essa modalidade para iniciar relacionamentos afetivos, prática que recebeu o apelido de "Pix Tinder". Ao permitir transferir dinheiro sem custo, o sistema passou a ser usado como plataforma de mensagens e contatos amorosos. Ou seja, com transferências de centavos, o Pix chegou a ser usado como uma rede de paqueras.

Para a designer de produtos Isabelle Fengler, de 20 anos, o “Pix Tinder” foi uma brincadeira. Ela soube das trocas de mensagens pelo meio de pagamento instantâneo e decidiu colocar uma de suas chaves Pix no perfil da rede de relacionamentos. A jovem chegou a receber três mensagens com transferência de baixo valor.

— São pessoas para as quais eu não dei o “match” no Tinder e, por isso, não poderiam me enviar mensagens por lá. Aproveitaram a informação do Pix para chamar a atenção e me pedir para aceitá-las — contou.

Com o amadurecimento, o sistema agora ganhou novas formas de utilização, e está servindo até como ferramenta de investigação. Uma advogada da Bahia conseguiu iniciar um processo de pedido de pensão alimentícia após localizar o pai da criança pelo Pix.

Ela havia sido procurada por uma mulher que, ao comunicar a gravidez ao pai da criança, foi bloqueada para ligações e em todas as redes sociais dele. A jovem contou que teve um relacionamento efêmero com o rapaz, que mora em outro estado, e só sabia seu primeiro nome.

A advogada Mylla Christie, de 30 anos, conta que somente com o primeiro nome não foi possível localizar o homem. Ela, que é usuária do Pix desde o lançamento da plataforma, teve a ideia de tentar utilizar o número do telefone do rapaz para uma transferência. A técnica foi bem-sucedida. Antes da conclusão da operação, o Pix confirma o nome completo do beneficiário:

— Fui pagar um lanche, e o senhor recebeu por Pix,com uma chave que é celular dele. Então, pensei em tentar o número do rapaz para descobrir seu nome completo. O número dele era mesmo a chave e gerou o nome. Encontrei ele nas redes sociais e achei a foto — explicou Mylla:

— Depois, encontrei proclamas de casamento, RG, CPF, nome da esposa e local do casamento. Com nome completo, CPF e RG, pesquisei o endereço dele em sites jurídicos — destacou.

Somente após a advogada revelar que descobriu todos os seus dados e a mulher que estava grávida ameaçar falar com a mulher dele, o rapaz decidiu conversar sobre a pensão alimentícia e as questões relacionadas à criança e ao seu registro.

— Demos sorte que ele fez a chave Pix com o número do telefone. Não tínhamos nenhum outro dado, e não seria possível reivindicar os direitos da criança. Na verdade, o único dado verdadeiro que ela tinha era o número de telefone, porque até o nome que ele deu a ela era falso. Não teríamos como achá-lo, se não fosse o Pix. Foi a única saída que, felizmente, se mostrou eficiente. Eu já usava o Pix para receber honorários advocatícios, mas para investigação foi a primeira vez que usei — contou a advogada.

(Por: Pollyanna Brêtas / Fonte: extra.globo.com)


🔥SIGA NOSSO FACEBOOK DE NOTÍCIAS E HUMOR JURÍDICO

Veja também:

Super Combo de Petições 2021 - Aumente sua PRODUÇÃO e LUCROS com o Melhor Combo de Petições Jurídicas disponível PARA VOCÊ!

Guia Carro Livre de Imposto - Fique livre de IPI, IOF, ICMS e também IPVA!

Peças Recursais Cíveis - Modelos de Petições completos focados em Recursos Cíveis!!

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações608
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/de-paquera-a-investigacao-advogada-localiza-alvo-de-acao-judicial-pelo-pix/1316969120

Informações relacionadas

Mauricio Rossi, Advogado
Modeloshá 6 anos

Contestação em Ação Indenizatória

Cacholas & Neves Advogados, Advogado
Modeloshá 3 anos

Inicial - Cautelar de Produção Antecipada de Provas - Quebra de Sigilo Bancário/Eletrônico

Petição Inicial - TJSP - Ação de Indenização por Danos Morais - Procedimento do Juizado Especial Cível

Petição Inicial - TJSP - Ação de Obrigação de Fazer c/c Reparação por Danos Morais com Pedido de Tutela Antecipatória de Urgência em Face do Instagram / - Procedimento Comum Cível - contra Facebook Serviços Online do Brasil

Ritchelly Pinto de Lima Vicente, Advogado
Modeloshá 4 anos

Declaração de Herdeiro

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Pensar e vencer. continuar lendo

Excelente post! Que bom que o PIX serviu para a localização do genitor! continuar lendo