Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

‘É hora de tirar o pé do acelerador’, recomenda ex-ministro Marco Aurélio a Moraes

Publicado por DR. ADEvogado
há 2 anos


O ministro Marco Aurélio Mello, aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou as decisões recentes do ministro Alexandre de Moraes, seu antigo colega, na condução dos processos contra o deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (União-RJ).

A pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), Moraes determinou que o deputado voltasse a usar tornozeleira eletrônica. A decisão só foi cumprida na tarde desta quinta-feira, 31, depois que o ministro mandou bloquear as contas do parlamentar e fixou multa de R$ 15 mil por dia de descumprimento. Silveira chegou a dormir na Câmara dos Deputados para evitar a instalação do equipamento.

Apesar dos reiterados ataques do deputado ao STF, Marco Aurélio defendeu que a imposição da tornozeleira a um parlamentar deveria passar pelo plenário da Câmara.

“Esse ato de constrição, repito porque é um ato de constrição, limita a liberdade de ir e vir, a meu ver, fica submetido ao colegiado, com a palavra os pares do deputado Daniel Silveira e que eles se pronunciem de acordo com o figurino legal”, disse em entrevista ao Felipe Vieira, da BandNews TV. “Eu não vejo qual é o objetivo. Eu vejo algo até mesmo humilhante, um deputado federal ter que usar uma tornozeleira.”

As críticas também foram estendidas ao chamado inquérito das fake news, aberto de ofício pelo então presidente do STF, Dias Toffoli, para investigar ofensas, ameaças e ataques aos ministros. Daniel Silveira é um dos investigados ao lado de outros apoiadores bolsonaristas. A instauração não é comum, já que foi feita com base no regimento interno do Supremo e não a partir de provocação do Ministério Público Federal.

“Isso não se harmoniza com ares democráticos”, disparou. “Um inquérito que começou errado tende a terminar mal. Não se levou o inquérito sequer à distribuição. E o relator [Alexandre de Moraes] aceitou essa designação para assumir o papel, e eu digo com desassombro, de verdadeiro xerife. Eu temo muito pelas próximas eleições. Porque ele vai presidir o TSE.”

O ministro aposentado também afirmou que o momento é de ‘evitar antagonismos indesejáveis às instituições’ [STF e Câmara dos Deputados]. Marco Aurélio também comentou a animosidade em relação ao Planalto.

“Eu não vejo essa temperança no ar. Ambos os lados estão muito acirrados. O presidente, em um arroubo de retórica atacando a instituição Judiciário e o ministro Alexandre de Moraes, infelizmente esquecendo que ele hoje é integrante do Supremo e também do próprio Tribunal Superior Eleitoral e que, portanto, não é mais secretário de Segurança Pública, não é mais ministro da Justiça e não é mais, eu diria mesmo, xerife”, criticou. “É hora de tirar o pé do acelerador.”

Marco Aurélio ainda disse ‘temer muito’ pelas próximas eleições, quando Moraes estará na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro assume o cargo em agosto em substituição ao colega Edson Fachin.

(Fonte: Estadão)


🔥SIGA NOSSO FACEBOOK DE NOTÍCIAS E HUMOR JURÍDICO

Veja também:

👍 Super Combo de Petições 2021 - Mais de 30.000 modelos de Petições Profissionais prontas e editáveis para acelerar sua produtividade!

📰 Curso Completo de Processo Civil 2021 - O melhor do Mercado!

📈 Petições Imobiliárias - Acervo Completo de Petições especificas para o Direito Imobiliário!

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações266
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-hora-de-tirar-o-pe-do-acelerador-recomenda-ex-ministro-marco-aurelio-a-moraes/1443061203

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O Deputado eleito Daniel Silveira tem apenas acusações contra ele.

Sem direito de defesa como prega a CF 1988.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) está abissalmente calada diante desta

________________________________________________

I N J U S T I Ç A « I N J U S T I Ç A » I N J U S T I Ç A
________________________________________________

que qualquer leigo entende.

Olavo tem razão. continuar lendo

Futuras consequências ao acusado por descumprimento de medidas cautelares em processo penal:

- Abertura de inquérito por descumprimento de ordem judicial;
- Multa diária;
- Bloqueio de bens;

Na prática (e pelo precedente) se o réu desobedecer decisão judicial de medida cautelar, o juiz determinará a sua prisão e, concomitantemente, a aplicação de bloqueio de bens e multa diária. As constrições permanecerão até ser localizado para cumprir a pena imposta. Fora a possibilidade de responder por crime de desobediência. continuar lendo

O que os precedentes das cortes superiores podem levar de temeroso dentro de seu fundamento jurídico da pra fazer uma bíblia. continuar lendo

Primeiramente, quero parabenizar este Ministro que fez história no STF. Decisões, mesmo que polêmicas, mas que cumpriram a Lei.

A OAB, como sempre digo, e infelizmente, está nocauteada no cenário jurídico (mas não no político). Vemos a letra morta que está no artigo 6º daquele Estatuto. Lamentavelmente, nem incluo mais OAB quando de defesas de prerrogativas, pois é capaz de eu ainda ser punido. Estou levando na brincadeira para não passar vergonha.

Com relação ao Ministro, nem quero me manifestar, pois é capaz de eu ser preso com o aval da OAB.

Infelizmente! Infelizmente! continuar lendo