Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Honorários: Magistrado deve dar exemplo e cumprir a lei, e não desrespeitar a advocacia, afirma Lamachia

Publicado por DR. ADEvogado
há 6 anos



O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, reafirmou a necessidade da garantia de respeito por parte da magistratura ao cumprimento do Novo Código de Processo Civil, expressamente no que determina o texto legal quanto aos honorários da advocacia.

Em resposta a recente manifestação do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, que afirmou que “o novo CPC foi feito pra dar honorários para advogados”, Lamachia defendeu que “o CPC é lei federal fruto de amplo debate com participação abrangente que contemplou os mais valiosos princípios democráticos, assim como é a Constituição Federal que atribui ao advogado a condição de indispensável a administração da justiça. Portanto, espera-se que o presidente do Superior Tribunal de Justiça seja o primeiro a dar o exemplo, zelando pela aplicação da lei, cumprindo e fazendo cumprir o que nela está expresso”.

O presidente da OAB considerou ainda ser “inaceitável que uma autoridade encarregada de aplicar a lei, levante-se contra um diploma legal moderno, elaborado por categorizados juristas reunidos em uma Comissão que foi presidida por um ministro do Supremo Tribunal Federal e realize ataques gratuitos contra uma classe que, por definição constitucional, é indispensável à administração da justiça”.

Para Lamachia, “os honorários representam para a advocacia o mesmo que os subsídios para a magistratura e o salário para o trabalhador. O sustento das famílias e manutenção de nossos escritórios vêm unicamente do sucesso de nossa atuação profissional. É preciso cumprir e fazer cumprir a lei e não descumpri-la e desrespeitar uma classe que exerce verdadeiro múnus público”.

“Afinal, a advocacia não recebe subsídios todos os meses em sua conta, auxílio-moradia e tão pouco possui dois meses de férias anuais. A verba honorária não pode ser aviltada. Tendo caráter alimentar já reconhecida por súmula do STF, deve ser defendida”, ressaltou o dirigente da OAB.

O dirigente nacional da OAB destacou ainda que a presença da advocacia nos conflitos extrajudiciais em nada tem a ver com reserva de mercado, sendo essa visão uma simplificação deturpada da realidade. “De fato, a presença do advogado nesse tipo de ação agiliza vários procedimentos. É notório que a capacidade instalada do judiciário está muito aquém do que seria necessário. Temos mais de 100 milhões de processos. Precisamos encontrar soluções, mas sempre com a presença da advocacia, por respeito ao cidadão que terá seus direitos totalmente assegurados”, finalizou Lamachia.

(Foto meramente ilustrativa - reprodução da internet)

(Fonte: Conselho Federal)

_________________________________________________

-> CURSO PRÁTICO PJE - APRENDA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SOBRE O PJE NO CONFORTO DA SUA CASA OU NO SEU ESCRITÓRIO!!CONFIRA!!

-> GUIA USUCAPIÃO 2018 - Entenda todos os requisitos de todas as espécies do Usucapião!! Confira!!

-> COMBO DE PETIÇÕES 7 x 1 - Diversos Modelos e Teses Jurídicas - Criminal, Previdenciário, Cível, Tributário, 100% atualizadas!!

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações668
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/honorarios-magistrado-deve-dar-exemplo-e-cumprir-a-lei-e-nao-desrespeitar-a-advocacia-afirma-lamachia/629034164

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Lamanchia sentou-se com ouros coordenadores, com o marqueteiro e alguns representantes partidários para elaborar uma resposta as infames afirmações do funcionário público e ex advogado ? Resta saber se alguma coisa efetiva será feita ou ficará aquela velha briga de portaaporta de vizinho. Talvez uma cusparada de Jean Willis deixaria aquele velho sabor de vingança irracional mais doce. Francamente Sr., Dirigente, esperamos mais. continuar lendo

Doutor não vai ser feito nada. A OAB não serve para nada. Na verdade é um trampolim para políticos.
Nós advogados somos humilhados diariamente por causa dessa instituição apática, oportunista e inerte.
Juiz não quer se filiar a OAB
Defensor público Também não
Ninguém quer ficar nessa organização fingida.
Enfim, se a OAB boa seria optativa. Todo ano somos lesado por esta instituição. continuar lendo

Com toda razão Drs. Diemes Vieira Santos e Rodrigo Vilas Boas Costa Couto.

Fala-se tanto em corrupção, mas as finanças da OAB são intocáveis.

A OAB é um só mais um exemplo das oligarquias que comandam nosso país e o levam a bancarrota desde sempre. No caso dos advogados, as anuidades absurdas e que não se reverte em vantagem nenhuma é um grande exemplo.

Pagamos OAB para nossos presidentes (Federal, Estadual e Municipal) ficarem expedido notas disso e daquilo, mas sem ir a campo em situações importantes. continuar lendo