Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Número reduzido de aprovados no Exame de Ordem é resultado da baixa qualidade do ensino jurídico praticado no Brasil, avalia Marisvaldo Amado

Publicado por DR. ADEvogado
há 6 anos


O número reduzido de aprovados no Exame de Ordem é resultado da baixa qualidade do ensino jurídico praticado no Brasil. Com a afirmação, o presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica, Marisvaldo Amado, encerrou nesta terça-feira (25) a programação do Fórum Nacional de Educação Jurídica – Região Sul. O evento realizado na sede da OAB Paraná reuniu operadores do direito, professores e estudantes em um debate sobre os desafios da área.

Amado classificou a abertura indiscriminada de novos cursos de Direito como um estelionato educacional. Para ilustrar o problema, ele citou dados apurados pela Comissão Nacional que apontam a existência de 1.450 cursos ofertados no país. Desde o início do ano foram criados 201 novos cursos, com aproximadamente 30 mil novas vagas.

“O pior de tudo isso, que é resultado também da baixa qualidade da educação jurídica como um todo, é o fato que você tem hoje no Brasil quase 950 mil vagas destinadas aos cursos de Direitos. Dessas, praticamente 350 mil não são preenchidas. Não havendo este preenchimento, por que criar mais vagas? O nome disso é claro: estelionato educacional”, sustentou Amado.

Apenas a Região Sul recebeu 32 novos cursos em 2018, segundo Amado. “Só o Paraná recebeu 16. Santa Catarina e Rio Grande do Sul receberam, cada um, oito novos cursos. Isso traz um prejuízo enorme para a sociedade, resultante de um processo acadêmico desqualificado”, disse.

“A grande maioria dos cursos é da iniciativa privada. Direito é um curso que não exige altos investimentos, e há expectativa de que haja uma rentabilidade. Além disso, a cada dia piora a remuneração do corpo docente. Tem-se um conhecimento esfacelado, que não condiz com a transferência de conhecimento que deveria haver, e isso não resulta em outra coisa que não a baixa qualidade do ensino”, avaliou Amado.

Organizado pelo Conselho Federal da OAB, por intermédio da Comissão Nacional de Educação Jurídica e pelo Conselho Seccional da OAB Paraná, o Fórum Nacional de Educação Jurídica Depois já esteve nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste com a finalidade de abordar diversos temas sobre o ensino jurídico brasileiro contemporâneo.

Em Curitiba foram discutidas as mudanças curriculares pretendidas pelo Conselho Nacional de Educação, tendo como escopo a garantia da qualidade do curso de Direito ofertado aos estudantes brasileiros; o Exame de Ordem e sua função de avaliar a qualidade do ensino ofertado; a educação à distância; tecnólogos em serviços jurídicos; e a ampliação do número de cursos de Direito no Brasil.

(Foto meramente ilustrativa - reprodução da internet)

(Fonte: OAB-PR)

_________________________________________________

-> CRONOGRAMA 90 DIAS PARA PASSAR NA OAB - O melhor custo/benefício em planejamento de estudo do mercado!!!

-> GUIA USUCAPIÃO 2018 - Entenda todos os requisitos de todas as espécies do Usucapião!! Confira!!

-> CURSO DE ATUALIZAÇÃO NOVO CPC - 100% ONLINE com os Melhores Processualistas do País!!

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações882
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/numero-reduzido-de-aprovados-no-exame-de-ordem-e-resultado-da-baixa-qualidade-do-ensino-juridico-praticado-no-brasil-avalia-marisvaldo-amado/630221496

Informações relacionadas

Artigoshá 2 anos

Ser autista e estar na faculdade de Direito

Jerffleson Luiz Pereira, Juiz de Direito
Artigoshá 3 anos

Situação caótica dos cursos de Direito no Brasil

12 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Falta de estudo também gera baixa aprovação. continuar lendo

O que me envergonha não e o baixo índice de aprovados no exame da ordem é sim o baixo nível de aprendizagem que temos no ensino médio em escolas públicas. Um quadro como esse que ao meu ver só tende a piorar. continuar lendo

Abismado com essa constatação, porém concordante... continuar lendo

Espero que seja brincadeira. continuar lendo

Uma coisa está associada a outra, afinal, recentemente, tivemos uma pesquisa que demonstrou que apenas 22% dos alunos de nível superior são capazes de redigir e interpretar textos.

Considerando que o curso de Direito requerer demasiadamente interpretação e a capacidade de exprimir isso em uma peça, de fato o problema maior vem da base.

Como sabemos, o governo tem se preocupado muito com o voto de cabresto das cotas, da não reprovação, e muito pouco em melhorias no ensino de base ... que é o que forma o estudante, afinal é bem mais difícil corrigir vícios do que evitá-los (tais como o desprazer pela leitura). continuar lendo

Com a nação que possui mais universidades de direito que as somadas no resto do mundo todo, não se é espantoso esses dados! continuar lendo

Alguma surpresa? continuar lendo