Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Imóvel não será penhorado para pagamento de honorários de advogado, decide juiz

Publicado por DR. ADEvogado
há 6 anos



A Justiça Federal reconsiderou a decisão que determinava a penhora de imóvel para pagamento de dívida de honorários advocatícios em ação contra a União. A decisão é do juiz federal Renato Câmara Nigro, da 2.ª Vara Federal de Campinas (SP).

Em 2012, um produtor rural entrou com ação na Justiça Federal para afastar a cobrança do imposto Funrural sobre sua produção. Após instrução e análise, o pedido foi julgado improcedente e o processo foi extinto com resolução do mérito. O juiz determinou o pagamento de custas processuais e de honorários advocatícios no valor de R$ 1.500.

Segundo informações divulgadas pelo Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal em São Paulo, o autor da ação não efetuou o pagamento e a União pediu a penhora de bens para liquidar a dívida.

Após algumas tentativas de bloqueio de bens, sem sucesso, foi determinado o leilão de um imóvel do autor, para quitação dos honorários.

Considerando a discrepância entre o valor da dívida e o do bem a ser penhorado e também a existência de outros mecanismos de busca extrajudicial do patrimônio do devedor à disposição da União, o juiz reconsiderou a decisão.

A execução da dívida foi suspensa e o processo arquivado.

Caso a União localize bens penhoráveis, o processo poderá ser desarquivado.

(Foto meramente ilustrativa - reprodução da internet)

(Por: Fausto Macedo / Fonte: Estadão)

_________________________________________________

-> CURSO PRÁTICO PJE - APRENDA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SOBRE O PJE NO CONFORTO DA SUA CASA OU NO SEU ESCRITÓRIO!!CONFIRA!!

-> GUIA USUCAPIÃO 2018 - Entenda todos os requisitos de todas as espécies do Usucapião!! Confira!!

-> COMBO DE PETIÇÕES 7 x 1 - Diversos Modelos e Teses Jurídicas - Criminal, Previdenciário, Cível, Tributário, 100% atualizadas!!

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações505
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/imovel-nao-sera-penhorado-para-pagamento-de-honorarios-de-advogado-decide-juiz/630707544

Informações relacionadas

Paula Ferreira, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Ação de execução de contrato de honorários advocatícios

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 13 anos

Cobrança de honorários advocatícios não justifica penhora de bem de família

Petição Inicial Trabalhista

Alessandra Sereda, Advogado
Artigoshá 3 anos

O único imóvel da família pode ser levado a Leilão?

Correio Forense
Notíciashá 9 anos

STJ: Honorários advocatícios podem ser penhorados

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Realmente nesse caso em específico por conta da monta estipulada de R$ 1.500,00, efetuar a penhora de um imóvel para realizar o estipêndio de uma dívida é muito exacerbado, a decisão do juiz no caso em questão foi coerente mediante o caso concreto. continuar lendo