Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

TRF: advogado pode responder por calúnia cometida na defesa de cliente

Publicado por DR. ADEvogado
há 5 anos



Embora o advogado não responda por injúria nem difamação quando está na defesa de clientes, ele pode ser denunciado por calúnia. Segundo decisão da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o inciso I do artigo 142 do Código Penal apenas protege o advogado de "ofensa irrogada em juízo" no caso dos crimes de injúria e difamação, já que o crime de calúnia não é mencionado no dispositivo.

De acordo com o voto do relator, desembargador Leandro Paulsen, a proteção ao advogado por suas manifestações não é absoluta e não pode servir para "encobrir a prática de excessos que configurem delitos". A decisão foi de confirmar a condenação de advogada por acusações feitas a um juiz e a um delegado da Polícia Federal na defesa de cliente.

Tudo começou quando a advogada pediu que o Ministério Público Federal instaurasse investigação contra eles por expedição de mandado ilegal de prisão contra o marido dela. Na notícia-crime, ela se queixou que o juiz não vinha apreciando os requerimentos da defesa e vinha protelando o andamento da execução penal.

Como a notícia-crime foi arquivada de plano, o MPF denunciou a advogada por injúria, com agravante de o crime ter sido cometido contra funcionários públicos.

Em sua defesa, a advogada alegou não poder responder por exercer o direito de buscar o Judiciário contra ameaça a lesão de direito e por ausência de intenção de difamar ou injuriar o delegado e o juiz. Segundo ela, o caso foi de "mera crítica", amparada pelas garantias dos advogados, descritas no parágrafo 2º do artigo do Estatuto da Advocacia.

A advogada e o marido foram condenados por corrupção passiva, mas, segundo explicou em depoimento, o processo estava cheio de erros, e a queixa-crime ao MPF foi um "pedido de socorro". "Tudo foi feito no desespero", disse ela, explicando que é especialista em Previdenciário, e não em Penal, mas não tinha dinheiro para contratar um advogado e precisou defender a si e ao marido.

"Abuso de direito de defesa"

O juiz Selmar Saraiva da Silva Filho, da 5ª Vara Federal de Caxias do Sul, entretanto, concordou com a denúncia. Para ele, a advogada cometeu denunciação caluniosa. Segundo ele, ficaram comprovadas no processo que a advogada sabia que estava acusando o juiz e o delegado de crimes que ela sabe que eles não tinham cometido, e com a intenção de prejudicá-los.

Para o magistrado, a advogada pretendia coagir o juiz a suspender o mandado de prisão e a execução penal até o trânsito em julgado da condenação. "Ocorre que a ordem de prosseguimento da execução penal partiu do Superior Tribunal de Justiça, falecendo ao magistrado, e sobretudo ao delegado de polícia, competência funcional para conhecer novamente da matéria. Quanto mais para revisá-la, em clara afronta à determinação hierarquicamente superior", escreveu na sentença.

"Circense encenação jurídica"

O mais importante, segundo o juiz, é que o marido da advogada foi o principal responsável pela sua prisão, pois faltou à audiência admonitória sem apresentar justificativa nem dar início ao cumprimento das penas substitutivas. Agindo assim, o executado "deu azo à gratuita degradação e perda de suas faculdades processuais", postura idêntica seguida pela ré nesse processo, afirma o magistrado.

"Em desavisada afronta às vítimas e em derradeiro acinte ao Poder Judiciário, a ré violou a lei penal, tencionando, por meio da intimidação, que as autoridades atuantes no caso, no primeiro grau de jurisdição, recuassem. Esperava que, com tal estratégia, fosse compensado o insucesso nas instâncias superiores. Ora, improvável e inusitada seria a burla à ordem superior pelo magistrado ou pelo delegado de polícia, instaurando circense encenação jurídica que seria de pronto fulminada pela imediata ação fiscalizatória do Ministério Público Federal nos autos do processo", decidiu o juiz Selmar Saraiva da Silva Filho.

Clique aqui para ler a sentença

Clique aqui para ler os Embargos de Declaração

Clique aqui para ler o acórdão

Processo 5010349-85.2016.4.04.7107

(Por Jomar Martins - Fonte: Conjur)

_________________________________________________

-> CURSO PEDIDOS LÍQUIDOS - CÁLCULOS TRABALHISTAS - Aprenda a quantificar os créditos trabalhistas de forma clara e objetiva.

-> KIT JURÍDICO - 14X1 - Restituição do ICMS Energia Elétrica / Exclusão ICMS /Revisão da Vida Toda / Bancário / Previdenciário / Penal e MUITO MAIS!

-> BANCO DE PETIÇÕES - 20 MIL MODELOS DE PETIÇÕES, ATUALIZADAS, PRONTAS E EDITÁVEIS EM WORD!!

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1040
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf-advogado-pode-responder-por-calunia-cometida-na-defesa-de-cliente/656771014

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Quais são as causas nas quais compete ao Ministério Público intervir? - Michele Melo

COAD
Notíciashá 12 anos

Incompatibilidade: assessor jurídico do MP não pode exercer advocacia

Elder Fogaça, Advogado
Modeloshá 5 anos

Modelos de Denúncias do Ministério Público

Consultor Jurídico
Notíciashá 10 anos

Advogados têm direito a ver autos sem procuração no MP

Alisson B Marangoni, Advogado
Modeloshá 4 anos

Petição inicial. dano moral por difamação e/ou injúria

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Alguns advogados ainda pensam que ao adquirir sua carteirinha da OAB podem fazer o que quiserem, contra quem quiserem, onde quiserem, e por aí vai. Nem o céu é o limite. continuar lendo

Nessa quadra pelo que entendi, a Advogada defendia o próprio marido e "acusou" o delegado e o juiz de "protelarem" o feito. Com isso, ofereceu queixa - crime. Bom, de início eu penso que o direito penal não é resposta de tudo e para tudo. Qual Advogado nunca reclamou para sí ou para colegas da demora do judiciário? Ou até em uma petição, informando ao juízo que o feito estava paralisado a x meses, ou até anos.

Eu não sei os termos usados para a famigerada reclamação da Advogada, mas acredito que apontar uma insatisfação não possa gerar um crime. Talvez uma palavra mais firme, ou mal colocada, caracterize uma falha no trato ou comportamental resolvível na OAB. E em se tratando do marido, emoções estavam envolvidas.

Como disse, eu não conheço o caso, mas fico preocupado com a postura do Advogado mais eloquente, ou com palavras mais firmes em uma petição possa causar o encarceramento de colegas Brasil a fora. Afinal, os Advogados por mais numerosos que sejam não tem o poder da caneta, ou as prerrogativas do serviço público. Apenas podem peticionar e reclamar.

É preocupante, se virar moda... Em suma, cada dia é mais desafiador exercer essa profissão. Quando leio as palavras imperativas e firmes de Rui Barbosa me pego a pensar: quantos processos ele responderia hoje por ser tão eloquente? Não devendo a advogada, como disse havia sentimentos envolvidos e a tendência é de uma atuação mais fulgurosa, contudo me gera preocupação esse tipo de resposta. continuar lendo

Pois é né. Prevaricação, até onde sei, é crime. E os prazos para a resposta judicial são previstos em lei. Qual a desculpa pela demora? Acusar o acusador de não ter se manifestado em fases anteriores do processo? Isso agora justifica a prevaricação na fase atual? Preocupante demais. E tem mais: por que esse tipo de coisa só acontece com advogado pobre né? No mínimo, curioso. Qualquer um de nós pode ser pego pra bode expiatório a qualquer momento. Não tá fácil não. Tudo se faz para intimidar o advogado, e nada pode ser mais antidemocrático do que isso, pois advogado acuado significa CIDADÃO acuado. continuar lendo

Ah!
Foi contra um juiz e um delegado.
Nestes casos, inovam-se as leis... continuar lendo

Acusar Juiz e promotor sem provas ..... foi um pouco de ...digamos ... continuar lendo