Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Dono da Havan é alvo de ACP por chamar advogados de 'porcos' e 'bando de abutres'

Publicado por DR. ADEvogado
há 5 anos



A seccional da OAB de Santa Catarina ajuizou ação civil pública contra Luciano Hang, dono da Havan, após o empresário ter chamado os advogados de "porcos" e "bando de abutres" em suas redes sociais. Para a seccional, Hang excedeu a liberdade de opinião, na medida em que utilizou os termos pejorativos, desrespeitando a honra e a imagem da OAB.

No dia 5 de janeiro, Luciano Hang publicou uma imagem em suas redes sociais sobre a manifestação da OAB Nacional sobre o fim da Justiça do Trabalho. Como legenda de seu post, o empresário afirmou:

"A OAB (ordem dos Advogados do Brasil) é uma vergonha. Está sempre do lado errado. Quanto pior melhor, vivem da desgraça alheia. Parecem porcos que se acostumaram a viver num chiqueiro, não sabem que podem viver na limpeza, na ética, na ordem e principalmente ajudar o Brasil. Só pensam no bolso deles, quanto vão ganhar com a desgraça dos outros. Bando de abutres."

t

A publicação teve mais de 30 mil curtidas e mais de 3 mil comentários. Diante da publicação, a OAB/SC propôs ACP defendendo que a "injusta a comparação da entidade e dos profissionais a ‘porcos’ e ‘abutres’ em seus perfis nas redes sociais, que contemplam milhares de seguidores, acabou por incitar o ódio e expor toda a classe ao desprezo público".

"Extrai-se que, ainda que garantida a liberdade de manifestação do pensamento, deve-se coibir os excessos que redundem em ofensa à honra das pessoas."

Assim, a seccional pediu, dentre outras coisas, a exclusão do conteúdo nas redes sociais e o pagamento de indenização por danos extrapatrimoniais coletivos, no valor de R$ 1 milhão.

(Fonte: Migalhas)

_________________________________________________

-> GUIA PRÁTICO COMPLETO - RESTITUIÇÃO DE ICMS sobre a fatura de conta de luz - Confira!!

-> BANCO DE PETIÇÕES - 20 MIL MODELOS DE PETIÇÕES, ATUALIZADAS, PRONTAS E EDITÁVEIS EM WORD!!

-> GUIA USUCAPIÃO 2018 - Entenda todos os requisitos de todas as espécies do Usucapião!! Confira!!

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações922
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dono-da-havan-e-alvo-de-acp-por-chamar-advogados-de-porcos-e-bando-de-abutres/664034117

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ele falou da OAB e não dos advogados.

Os dois não se confundem, e sabemos que a OAB serve aos interesses de muitos grandes e menospreza os advogados "pequenos" (leia-se: que ainda não fizeram fortuna ou não têm um bom padrinho).

Dizer que a OAB está sempre do lado errado pode, literalmente, estar exagerado.

Mas a OAB poderia dizer que está sempre do lado certo?

Mais grave do que alguém dizer que a OAB participa do jogo sujo é ela participar deste jogo sujo, mesmo que seja algumas (muitas) vezes.

Mas sabemos que o corporativismo ... que é parte do jogo sujo ... irá imperar na sentença. continuar lendo

Amigo, eu realmente fico curiosa com este tipo de opinião. Dizer que alguém "está sempre do lado errado", realmente é mera opinião, eis que, deveria se partir do princípio que o emissor da opinião é aquele que define a verdade, ou melhor, que define quem é "certo" e quem é "errado". Cada um de nós pode ter esta opinião, mas sempre será isto, mera opinião, mais nada.
Agora, totalmente diferente é chamar a OAB, ou os advogados, de "bando de abutres", porcos acostumados a viver no chiqueiro... Isto é ofensa, isto é agressão, despropositada, grosseria, falta de educação e, dependendo da pessoa dirigida, difamação. Não se pode desculpar este tipo de ataque vil. Opinião é uma coisa, outra é atacar de forma vil e grosseira, apenas pq o outro não possui o mesmo ponto de vista e defende valores distintos.
Agora, a questão, foi mesmo "direcionado a OAB, não aos advogados"? Será?
Como um sujeito feminino no singular, a OAB, pode ser "bando de abutres"? Não seria apenas abutre?
Como pode os verbos estarem flexionados para o plural se o pretenso sujeito é singular (OAB)?
Como a OAB poderia estar relacionada a "bolso deles"?
A minha dúvida é apenas se ele estava se dirigindo aos advogados, em geral, ou aos advogados eleitos representantes da classe? De qualquer forma, longe estamos de mera opinião... Todos os cidadãos deveriam se preocupar quando declarações com este grau de ataque e grosseria são proferidas por alguém, que já acumulou condenações por sonegar contribuições previdenciárias e impostos, entre outras, de forma pública, contra OAB ou contra os advogados (o que o senhor preferir).
Seria complexo de vira-lata, descrito pelo Nelson Rodrigues, aplicado aos advogados?

("um narciso às avessas, que cospe na própria imagem") continuar lendo

Eunice,

Você já leu Machado de Assis?

Creio que não ... no máximo suas obras literárias.

Então chamar a OAB de bando não é problema, pois se refere àqueles que a comandam ... mesmo porque se for levar para a literalidade a OAB não faz nada, pois não passa de um registro.

É muita vontade em distorcer as palavras.

Além do mais, só se suja quem quer e os membros da OAB (se assim prefere), sabem dizer sim ou não à atitudes que constituem desvios legais, administrativos e éticos (no caso seu próprio Código). continuar lendo

Uma perguntinha? e, na hipótese de vitoriosa in totum a tese do autor, e sendo totalmente procedente quanto ao valor, para onde vai esse milhãozinho??? vou chuchar alguma coisa como inscrito na OAB? continuar lendo

A grosseria, a falta de educação, realmente tomaram conta de nossa sociedade. Causa profunda náusea ver este senhor ofender desta forma, não interessando a que categoria profissional para qual foi dirigido o ataque. Triste tempo, a comunicação educada e cordial é ridicularizada, e este tipo de declaração grosseira é compartilhada. (emitir opinião é uma coisa, outra coisa é imputar zoomorfismo, evidenciando a vontade de ofender).
O que mais me causa terror é que muitos dos atacados aplaudem, numa profunda falta de amor próprio e de amor pela profissão. Não importa se se interpreta que as agressões e ataques foram contra a OAB ou contra os advogados, o advogado que não rechaça este tipo de ataque vil, está apenas cuspindo em sua própria imagem pública. Cada vez que afrontas deste tipo são direcionadas a entidade de classe ou a coletividade de profissionais, mais a imagem pública do advogado, como profissional, é denegrida. Lembre-se, a platéia para qual foi dirigida a mensagem, não saberá exceptuar nenhum profissional. As generalizações à coletividade atacam, isto inclui você. continuar lendo

Esplêndida! Magnânima! Faço minhas as suas extraordinárias palavras!!! continuar lendo

Só uma pergunta, esse um milhão será usado para abater as anuidades ou será repartido com todos os Advogados de SC? continuar lendo