Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Quem recorrer à Justiça será orientado a buscar conciliação pelo Consumidor.gov.br

Publicado por DR. ADEvogado
há 5 anos


O consumidor que recorrer à Justiça será orientado a, antes de abrir o processo contra a empresa, enviar a sua reclamação ao portal de intermediação de conflito da Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Consumidor.gov.br . O termo de cooperação para a integração das plataformas Consumidor.gov.br e com a do Processo Judicial Eletrônico (PJe) foi assinado nesta segunda-feira pelo ministro Sergio Moro, o secretário Nacional do Consumidor, Luciano Timm, e secretário Especial de Programas do Conselho de Nacional de Justiça (CNJ), Richard Pae Kim.

Para Luciano Timm, a importância dessa integração do Consumidor.gov com a plataforma de processo eletrônico é aumentar os mecanismos de desjudicialização, sem precarizar o lado do consumidor:

- Há uma série de esforços conjuntos do Ministério da Justiça e do Poder Judiciário para ampliação da conciliação, implementando formas rápidas de solução de disputa, o culmina com a integração das duas plataformas digitais. Dessa forma estamos facilitando o conhecimento do Consumidor.gov para quem distribuir uma ação se quiser conciliar. Considerando que um processo no juizado especial leva em média quatro anos e a resposta na plataforma, sete dias, apostamos que será bastante utilizado - ressalta.

O objetivo do acordo é reduzir a judicialização das questões relativas a consumo que hoje representam 10% do acervo processual do judiciário brasileiro.

Ao falar sobre o acordo, Moro lembrou que as plataformas foram desenvolvidas por outros gestores mas, nem por isso, ele deixaria de reconhecer a importância do mecanismo de solução de conflitos.


Portal de intermediação de conflitos do Ministério da Justiça, tem 514 empresas cadastradas e recebeu 230 mil queixas nos primeiros quatro meses deste ano Foto: Reprodução

O ministro, que era juiz até assumir o comando do Ministério da Justiça, disse estar ciente também da relevância do Judiciário.

- Reconhecemos a importância do Judiciário. Mas se tivermos alternativas mais baratas, especialmente para estes conflitos, por que não incentiva-las ? - disse o ministro.

O Banco Central e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também assinaram o termo de adesão ao acordo, comprometendo-se a incentivar a utilização das plataformas eletrônicas nos processos que envolvam as instituições bancárias.

Segundo o presidente da Febraban, Murilo Portugal, afirmou que o índice de resolutividade dos serviços de atendimento ao consumidor dos bancos é 98%. Mesmo assim, ele entende que ainda é possível melhor a relação entre bancos e clientes com a ampliação dos serviços de solução de conflitos de forma extrajudicial. O objetivo da adesão da Febraban teria, então, como objetivo :

- Reafirmar o compromisso com a sociedade, com o consumidor, de reforçar nossa eficiência. Os avanços muito, mas os desafios são grandes - disse Portugal.

O portal Consumidor.gov.br tem 514 empresas cadastradas, uma média de resposta de sete dias, com 80% de solução de conflitos. Entre janeiro e abril deste ano, foram intermediadas 230 mil reclamações.

(Por: Luciana Casemiro e Jailton de Carvalho / Fonte: oglobo.globo.com)


👍 Conheça também o nosso INSTAGRAM e tenha acesso ao nosso conteúdo de Humor Jurídico!

Banco de Petições + 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word

O MATERIAL COMPLETO PARA CORREÇÃO DO FGTS 2019 - Atualizado - possui modelos completos e atualizados de petições iniciais, recursos e decisões judiciais

Coletânea Prática Previdenciária de Sucesso - Traz diversas soluções fundamentadas na lei e outras normas para os principais problemas enfrentados no dia a dia da advocacia previdenciária

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1141
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quem-recorrer-a-justica-sera-orientado-a-buscar-conciliacao-pelo-consumidorgovbr/712694344

Informações relacionadas

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 6 anos

Pequenas causas: 5 dicas para entrar com uma ação

Fernanda Mainieri, Advogado
Artigosano passado

A empresa não resolve o meu problema! O que fazer?

Maykon Quirino, Bacharel em Direito
Artigoshá 9 meses

Nova contratação temporária no IBGE antes do prazo de 24 meses

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 15 anos

É competência do Procon aplicar multa pelo descumprimento das leis de defesa do consumidor

Henrique de Souza Pimenta, Advogado
Artigoshá 5 anos

É possível ser contratado temporariamente pela administração pública federal antes de 24 meses da última contratação temporária?

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Funciona muito bem.

Já tive problemas com operadora de celular e através desta plataforma meu problema de cobrança indevida foi resolvido em 3 dias e ainda recebi o dobro do valor retirafo dos meus créditos. continuar lendo

Espero que essa ferramenta auxilie no desafogamento do Judiciário. Espero que que seja efetivamente uma ferramenta que auxilie o consumidor na solução de seus problemas.Mas, não creio, pois se as empresas desejassem conciliação, sempre que demandadas judicialmente, fariam proposta de acordo na primeira audiência que, em regra, é de conciliação. continuar lendo

Já tive vários problemas solucionados por meio dessa plataforma. Sem dúvida é uma boa ferramenta. continuar lendo

Muito bom. continuar lendo