Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

“Se você correr atrás, você é capaz de tudo”, diz ex-presidiário que se tornou advogado

Publicado por DR. ADEvogado
há 5 anos


Se receber a carteira da OAB é sinônimo de alegria para muitos bacharéis em Direito, para Samuel Pereira Lima, aquele pequeno objeto tem um significado ainda mais especial: a superação de uma difícil trajetória. De origem humilde e já tendo passado pela prisão, o mais novo advogado relata que provou para si mesmo que conseguiu dar a volta por cima.

Samuel Pereira Lima foi preso aos 22 anos de idade e, na prisão, resolveu “tomar vergonha na cara”, como ele mesmo relata. Em 2010, quando acabou de cumprir sua pena, estava decidido a mudar de vida. Mas, não foi fácil. O advogado narra que devido sua condição passada foi muito difícil de conseguir um trabalho.

“Enfrentei muito preconceito pela minha condição pregressa e, de certa forma, a advocacia foi onde consegui me ver. Ninguém quer empregar alguém que cometeu um delito, ainda que ele tenha cumprido sua pena.”

Por isso, começou a vender balas e doces na rodoviária e nos ônibus de sua cidade. Na difícil trajetória, resolveu voltar a estudar. O curso? Direito. Samuel conta que se apaixonou pela profissão lendo processos de colegas de cela. “Era a única leitura que havia e eu me encantava com as argumentações”.

Depois de passar pelos 5 anos de estudo do curso e pelas temidas provas do exame da Ordem, Samuel recebeu sua carteira de advogado. A cerimônia foi emocionante com o seu discurso.

Orador da turma, ele usou a tribuna do auditório para narrar aos colegas sua própria história e fazer dela a motivação para outros. Ao Migalhas, o mais novo advogado também aproveitou para deixar sua mensagem:

“Não foi fácil, mas eu posso dizer... se você alimentar, se você correr atrás, você é capaz de tudo. Inclusive de dar a volta por cima.”

(Fonte: Migalhas)

👍 Conheça também o nosso INSTAGRAM e tenha acesso ao nosso conteúdo de Humor Jurídico!

Banco de Petições + 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word

O MATERIAL COMPLETO PARA CORREÇÃO DO FGTS possui modelos completos e atualizados de petições iniciais, recursos e decisões judiciais

Petições de Trânsito 2019 - O melhor custo benefício em Petições de Trânsito do Mercado + 4 Bônus Exclusivos

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações716
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/se-voce-correr-atras-voce-e-capaz-de-tudo-diz-ex-presidiario-que-se-tornou-advogado/718732158

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 15 anos

Preso por homicídio qualificado poderá responder a processo em liberdade

Davi D'lírio, Advogado
Notíciashá 5 anos

Samuel Pereira Lima foi preso aos 22 anos e, depois de enfrentar muito preconceito, conseguiu dar a volta por cima com os estudos.

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns. É como dizem "errar ontem, aprender hoje e superar amanhã". Esse venceu o meio, a pobreza, um sistema pricional falido, o preconceito e soube aproveitar a segunda chance que a vida lhe deu. Exemplo de superação sim. continuar lendo

*prisional continuar lendo

Parabéns ao novo colega, que egresso do sistema prisional, passou para o outro lado à custa de muito trabalho. Trata-se de preconceito vil acreditar que um indivíduo que foi condenado e sofreu na pele a tortura que é ser réu e prisioneiro não possa corrigir os erros cometidos, digo vil, pois, trata-lo de modo diferente seria uma grande hipocrisia, pois revolta-me saber que existem criminosos ainda desconhecidos da justiça criminal que ostentam a inscrição de advogado e ocupam os púlpitos envergando togas imerecidas. continuar lendo