Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Por não receber verba pública, OAB é liberada pelo STF de prestar contas ao TCU

Publicado por DR. ADEvogado
há 5 anos

Liminar da ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), desobrigou a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de prestar contas e a se submeter à fiscalização do TCU (Tribunal de Contas da União).

“O principal fundamento é porque a OAB não recebe nenhum real de recurso público. Todos os recursos são oriundos de anuidade e do exame da Ordem”, afirma o presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche.

Em novembro do ano passado, o TCU decidiu que a Ordem dos Advogados do Brasil deveria prestar contas ao tribunal. A entidade se enquadraria nas normas aplicadas a órgãos federais, estatais e outros conselhos federais. A primeira prestação de contas seria obrigatória em 2021, relativa ao exercício de 2020.

De acordo com Karmouche, o conselho federal ingressou com reclamação para suspender os efeitos da decisão do Tribunal de Contas da União. Ele explica que o Supremo, anteriormente, já havia determinado que a entidade não deveria ser submetida a esse controle.

A OAB é a única entidade de classe a entrar com processos para defesa da sociedade, por meio de instrumentos como Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) e ação civil pública.

“Ficaríamos sujeitos à intervenção, inclusive política. Não poderia se manifestar contra governo, prefeitura. Não temos nenhum tipo de temor de prestar contas”, afirma o presidente da OAB/MS. Os dados são publicados no Portal da Transparência e informados ao Conselho Federal da OAB.

(Por: Aline dos Santos / Fonte: www.campograndenews.com.br)


👍 Conheça também o nosso INSTAGRAM e tenha acesso ao nosso conteúdo de Humor Jurídico!

Banco de Petições + 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word

O MATERIAL COMPLETO PARA CORREÇÃO DO FGTS possui modelos completos e atualizados de petições iniciais, recursos e decisões judiciais

Manual Prático Processo Civil 2019 - vem, de forma inovadora, objetiva e prática trazer aos advogados o auxílio necessário para os atuantes na esfera cível

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações565
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-nao-receber-verba-publica-oab-e-liberada-pelo-stf-de-prestar-contas-ao-tcu/719340017

Informações relacionadas

Elisson Costa, Advogado
Artigoshá 10 anos

A Natureza Jurídica da OAB

Anderson Alonso, Advogado
Artigosano passado

Estrutura da OAB- subsecões

Moro sozinho. Que renda conta para ter direito ao auxílio emergencial?

Alailson Mendes Pereira, Bacharel em Direito
Artigoshá 4 anos

ANB em acessão

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 2 anos

Qual é a natureza jurídica da OAB?

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Nada mas lógico, moral e jurídico, haja visto que a Entidade é regida por legislação própria, tendo órgãos próprios de administração/gestão sócio-contábil e econômico, sem subvenção oficial, conseguintemente, de receita privada, nada tendo a ver ou a dar satisfação a esse ou aquele órgão público, como o TCU., por exemplo.
É verdade que a Instituição, pelo que arrecada e por aquilo que representa para a advocacia e à sociedade, precisa ser mais aguerrida em resposta aos anseios do que dela se espera. continuar lendo

Se a OAB é uma entidade PARTICULAR não pode ter poderes de uma instituição governamental, muito menos cobrar impostos sobre a beca.
Além disso, a associação compulsória fere o artigo V da Constituição. continuar lendo

Correto, porém, a OAB precisa ser melhor fiscalizada. continuar lendo

Errado!
Já que a OAB foi declarada entidade particular terão os poderes de governo questionado, especialmente a cobrança de imposto sobre a beca.
O lado bom é que isso acaba com a dubiedade da OAB, ora se portanto como instituição governamental, ora com privada. continuar lendo

Agora é oficial!!!
A OAB é um país à parte, onde tem poderes maiores do que o próprio governo e tem arrecadação comparável a de muitos estados.
Apesar de se intitular "entidade de classe" cobra IMPOSTO SINDICAL com valor abusivo de R$1.540,00 (qual advogado ganha isso em um dia?).
Pior que SEQUESTROU a beca, já que você não pode exercer a profissão sem pagar o imposto sindical.
Pior ainda o monopólio sindical que dá exclusividade da OAB sobre a categoria.

Uma entidade PARTICULAR que exerce poderes de estado. continuar lendo