Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Senado aprova projeto de lei que classifica animal como sujeito de direito, e não como coisa

Publicado por DR. ADEvogado
há 5 anos

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (7) projeto de lei que classifica os animais como sujeitos de direitos, e não mais como coisas. O texto cria o regime jurídico especial para os animais de estimação e altera a forma como são vistos perante a lei.

Com isso, os bichos deixam de ser vistos como “coisas” e passam a ser admitidos como “sujeitos com direitos e proteção legal em casos de violação”. Conforme a proposta, do deputado Ricardo Izar (PP-SP), animais passam a ser reconhecidos como seres sencientes, ou seja, capazes de sentir emoções e passíveis de sofrimento.

Como o texto sofreu alterações, retornará à Câmara para avaliação. O avanço, porém, foi comemorado por ativistas da causa animal, celebridades e tutores de pets, que compartilham a hashtag #animalnãoécoisa.

O texto também acrescenta dispositivo à Lei dos Crimes Ambientais para determinar que os bichos não sejam mais considerados bens móveis para fins do Código Civil. Com as mudanças, os animais ganham mais uma defesa jurídica em caso de maus-tratos.

—É um avanço civilizacional. A legislação só estará reconhecendo o que todos já sabem: que os animais que temos em casa sentem dor e emoções. Um animal deixa de ser tratado como uma caneta ou um copo e passa a ser tratado como ser senciente — disse o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente.

A advogada Claudia Barbedo, especialista em direito de família, explica que a nova lei garantirá que em um divórcio, por exemplo, os animais, antes partilhados como bens móveis (exatamente como um sofá ou uma geladeira), agora integrem as discussões nas varas de família.

— Admite-se que eles possuem natureza biológica e emocional, que são seres sencientes, passíveis de sofrimento e, portanto, ligados às relações de afeto, carinho, cuidado — comenta.

Emenda

Segundo a Agência Senado, Randolfe acatou uma emenda apresentada pelos senadores Rodrigo Cunha (PSDB-AL), Major Olimpio (PSL-SP) e Otto Alencar (PSD-BA) para ressalvar as manifestações culturais — como a vaquejada — e a atividade agropecuária do alcance do projeto.

Luisa Mell e as atrizes Alexia Dechamps e Paula Burlamaqui estiveram em Brasília para apoiar o projeto de lei 27/2018 e acompanhar a votação.

"Agora a pressão é nos deputados", escreveu Luisa em rede social após decisão do plenário.

(Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br)


🔥SIGA NOSSO FACEBOOK DE NOTÍCIAS E HUMOR JURÍDICO

Veja também:

300 mil Modelos de Petições Editáveis + 9 Teses Jurídicas (Buraco Negro, 10% do FGTS, Buraco Verde, Saldo Pasep e muito mais).

Petições Imobiliárias 2021 - Baixe Gratuitamente 01 Modelo de Petição!

Guia Carro Livre de Imposto - Saiba como comprar veículo Zero km pagando Zero Imposto!

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2925
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senado-aprova-projeto-de-lei-que-classifica-animal-como-sujeito-de-direito-e-nao-como-coisa/742061155

Informações relacionadas

Cidades brasileiras se unem na Marcha da Defesa Animal

Lorena Freitas, Bacharel em Direito
Notíciashá 3 anos

Cachorro que "assinou" a petição com a patinha consegue medida protetiva.

Heleno Facco, Advogado
Artigoshá 8 anos

5 Passos eficazes para denunciar abusos e maus-tratos aos animais. Compartilhe e ajude a proteger nossos melhores amigos

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Art. 225

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Seção II. Dos Bens Móveis

32 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Esse é um grande passo para nós defensores dos animais! Não importa se veganos, vegetarianos ou sei lá o que. As pessoas devem entender que aos poucos o sistema irá se adequar. O grande intuito desse projeto de lei é a proteção dos animais que estão em risco e os que sofrem abandono. continuar lendo

Parabéns pelo projeto muito bom, animais têm sentimentos continuar lendo

O projeto pode gerar muitas interpretações. De fato, nada mais justo! Amei a notícia!!! continuar lendo

Ao nos alimentar de galináceos, bovinos, ovinos ou frutos do mar, estaríamos abatendo e devorando sujeitos de direito?! continuar lendo

Pelo projeto, não. continuar lendo