Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Juiz pode derrubar reprovação de candidato em teste psicológico, decide TJ

Publicado por DR. ADEvogado
há 5 anos


A Justiça pode, baseada em prova pericial, derrubar decisão de comissão avaliadora de concurso público que reprovou candidato em teste psicológico.

A decisão é da 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina ao manter sentença que afastou a reprovação de um candidato do concurso do Corpo de Bombeiros e garantiu sua participação no curso de formação de soldados. A decisão seguiu o voto do relator, desembargador Luiz Fernando Boller.

O candidato estava na 5ª fase do concurso e foi considerado inapto pela comissão avaliadora. Inconformado, ele decidiu entrar na Justiça para seguir concorrendo ao posto.

O juiz Marcelo Pons Meirelles, da Vara de Direito Militar de Florianópolis, decidiu em favor do candidato. Segundo o juiz, como regra geral, não cabe ao Poder Judiciário o reexame das decisões administrativas tomadas pela banca examinadora de concurso público.

Seguindo precedentes do TJ-SC, porém, o juiz concluiu que é possível que o resultado obtido pela comissão avaliadora possa ser questionado na Justiça. Assim, ordenou a produção de nova prova pericial, que concluiu que o candidato estaria apto ao cargo. Diante do resultado, o juiz decidiu manter o candidato na disputa por uma das vagas.

O estado recorreu da decisão. Mas o relator, desembargador Luiz Fernando Boller, votou pela manutenção da sentença, sendo seguido pelos demais integrantes da 1ª Câmara de Direito Público. Segundo Boller, a exigência do exame psicológico em concurso é legítimo, assim como a possibilidade de questionar o resultado desse exame em juízo.

"A jurisprudência desta Corte de Justiça é firme no sentido de que, em tema de concurso público, o ato administrativo declaratório da inaptidão psicológica do candidato pode ser infirmado por sentença judicial abroquelada em prova pericial conclusiva da incolumidade das suas faculdades mentais", disse Boller, citando precedentes.

Assim, com base no laudo pericial, manteve a sentença. Segundo o desembargador, o “candidato possui, sim, capacidade psicológica para o exercício da função de bombeiro militar".

Clique aqui para ler o acórdão.

Apelação: 0300993-18.2018.8.24.0091

(Fonte: Conjur)


Conheça também o nosso INSTAGRAM e tenha acesso ao nosso conteúdo de Humor Jurídico!

Mega Combo de Petições - 14 x 1 - Exclusão do ICMS, Revisão da Vida Toda, Previdenciário, Bancário, Penal, Cível, Tributário e muito mais...

Petições de Trânsito 2019 - O melhor custo benefício em Petições de Trânsito do Mercado + 4 Bônus Exclusivos

Guia Carro Livre de Imposto - Aprenda na Prática como comprar Carro Zero KM com até 30% de Desconto

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações504
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-pode-derrubar-reprovacao-de-candidato-em-teste-psicologico-decide-tj/757694207

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)