Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Comissão aprova pena de detenção para quem deixar de vacinar criança ou adolescente

Publicado por DR. ADEvogado
há 4 anos


A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3842/19, que prevê pena de detenção de um mês a um ano para quem deixar de vacinar criança ou adolescente.

A proposta acrescenta ao Código Penal o crime de de "omissão e oposição à vacinação", assim descrito: omitir-se ou opor-se, sem justa causa fundamentada, à aplicação das vacinas previstas nos programas públicos de imunização em criança ou adolescente submetido ao seu poder familiar, ou tutelado. Quanto à pena, além da detenção de um mês a um ano, há uma multa.

Conforme o texto aprovado, incorre na mesma pena quem divulgar, propagar e disseminar, por qualquer meio, notícias falsas sobre as vacinas componentes de programas públicos de imunização.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Pedro Westphalen (PP-RS), ao texto original da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) e um outro projeto que tramita em conjunto.

“A vida em sociedade exige, certamente, a relativização de direitos por todos, em prol do interesse público, do bem comum, e a vacinação pode ser considerada uma situação paradigma”, disse Pedro Westphalen.

“Por um lado, temos o direito individual na decisão sobre o que acontece com o nosso corpo, que é inviolável, como reconhece a Constituição. Por outro lado, a vida em sociedade exige a restrição de direitos individuais e sabemos que nenhum direito é absoluto”, continuou o relator.

Além de promover ajustes na proposta original, o substitutivo torna a multa obrigatória. Em vez de detenção ou multa, a pena passou a ser de detenção e multa.

Tramitação

O projeto ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

(Fonte: Agência Câmara)


Conheça também o nosso INSTAGRAM e tenha acesso ao nosso conteúdo de Humor Jurídico!

O Fantástico KIT com 30 MIL Modelos de Petições contém 78 pastas, divida por assunto e matéria, onde vai desde Petições Iniciais até Recursos...

Aprenda todos os detalhes de como entrar de forma correta com a Ação de Correção do FGTS...

Material Completo 2019 - Guia Prático sobre a Restituição de ICMS sobre a fatura de energia elétrica.

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações906
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-pena-de-detencao-para-quem-deixar-de-vacinar-crianca-ou-adolescente/788965869

Informações relacionadas

Fernando Magalhaes Costa, Professor
Artigoshá 2 anos

Art. 14, §1º do ECA: vacinação obrigatória das crianças.

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 2 anos

A vacinação de crianças e suas consequências

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ridículo isso! Quero ver é criar e sancionar um projeto de lei que aplica pena de detenção para quem rouba, furta, assalta os cofres públicos! Para quem se corrompe vendendo mandato, lavando dinheiro, contratando funcionários fantasmas, utilizando laranjas para desviar dinheiro público! Para aqueles que usam e abusam de suas prerrogativas para se beneficiarem! Para aqueles que mesmo de forma legal prevista em lei, usam de seus poderes para benefícios próprios como licitar champanhe, whisky e lagosta, enquanto a maioria mal conseguem colocar um angu e refresco ki-suco na sua mesa para se alimentar! Está tudo errado nesse país!!! continuar lendo

Infelizmente uma questão de Política Pública virando matéria de Direito Penal, que deveria figurar como ultima ratio. continuar lendo