Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Detentos cuidam de cães abandonados e reduzem pena em SC

Publicado por DR. ADEvogado
há 4 anos


Uma penitenciária de Itajaí (SC) pretende ressocializar seus detentos de uma maneira inovadora: os presos terão que atuar no cuidado de cães resgatados de situação de abandono.

Nesta primeira fase, dez detentos da Penitenciária da Canhanduba terão a oportunidade de cuidar desses animais enquanto fazem um curso profissionalizante de banho e tosa.

Todos os cachorros resgatados e cuidados na unidade vão para a adoção.

O projeto, batizado de ReabilitaCÃO, é uma iniciativa da agente penitenciária Bruna R.W.Logen e lança luz a duas questões: a ressocialização dos presos e a situação degradante que muitos cães em situação de rua são expostos.

Ressocialização de detentos

“A ideia surgiu pela busca de novos métodos de ressocialização dos apenados em Santa Catarina, como um diferencial do sistema prisional, além de outros métodos que já são implantados”, explica Bruna.

Foram doze meses de estudo até o programa sair do papel. Os próprios detentos construíram o espaço, que conta com canil, gramado, brinquedos e uma piscininha para os animais se refrescarem no calor.

‘Já vimos mudança de comportamento’

Os resultados “já podem ser percebidos no comportamento dos presos”, afirma a juíza Cláudia Ribas Marinho, titular da Vara de Execuções Penais da comarca de Itajaí.

“Nós já vimos mudança de comportamento. Os profissionais que trabalham no setor psicossocial fizeram uma avaliação, antes e depois, do comportamento dos presos. Há mudança de temperamento e mais confiança no futuro”, explicou.

Marcelo Ribas, diretor da penitenciária da Canhanduba, esclarece que apenas os detentos que atendem critérios pré-estabelecidos, como o bom comportamento, são aprovados para participarem do ReabilitaCÃO. Também é levado em consideração se o indivíduo tem traços de depressão e de ansiedade.

Quem participa cumpre menos tempo de prisão. “O preso exerce de forma voluntária o trabalho, mas em contrapartida há remissão de pena. A cada três dias trabalhados, tem a remissão (perdão) de um dia”, explica o diretor.

“Nos traz paz”

O preso ‘W.C.G.’, 36 anos, é um dos detentos que atua no ReabilitaCÃO. Ele cumpre pena há três anos por tráfico de drogas.

“A partir do momento que começamos a fazer esse trabalho, o contato com os animais nos trouxe um pouco mais de paz. O sentimento de empatia e gratidão que a gente encontra no dia a dia, na rotina. É gratificante fazer parte disso”, explica.

W.C.G. enxerga na iniciativa uma nova perspectiva de futuro. Ele espera adquirir liberdade dentro de alguns meses para então tentar um trabalho na área. “Esse profissionalismo que os cursos vão trazer para nós são uma nova oportunidade. É um crescimento profissional”, finaliza.

(Fonte: Diarinho)

Conheça também o nosso INSTAGRAM e tenha acesso ao nosso conteúdo de Humor Jurídico!

O Fantástico KIT com 30 MIL Modelos de Petições contém 78 pastas, divida por assunto e matéria, onde vai desde Petições Iniciais até Recursos...

Petições de Trânsito 2020 - O melhor custo benefício em Petições de Trânsito do Mercado + 4 Bônus Exclusivos

Conheça a tese da Revisão da Vida Toda (Vida Inteira ou Inclusão de Todos os Salários de Contribuição) – Da teoria à prática

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações963
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/detentos-cuidam-de-caes-abandonados-e-reduzem-pena-em-sc/804061739

Informações relacionadas

Herbert Krutsch, Advogado
Artigoshá 2 anos

Remissão da dívida (perdão)

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Termo de confissão e renegociação de dívida

Contestação - TJSP - Ação Remissão das Dívidas - Procedimento Comum Cível - de Labrits Quimica

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciaano passado

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-15.2019.8.13.0518

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Aprender com os animais é a melhor lição que alguém pode ter. continuar lendo

Parabéns aos orquestradores desse projeto, os cães nos trazem muita paz, esperamos que tragam um novo começo a esses detentos.
Isso sim é ressocialização. continuar lendo

As vezes o amor salva, e nada melhor do que o amor dos animais, que é puro e genuíno. continuar lendo

Parabéns aos criadores do programa e aos apenados que terão uma oportunidade concreta de ressocialização! Merece ser replicado em cada presídio do Brasil! continuar lendo