jusbrasil.com.br
31 de Março de 2020

Deputado quer ensino de Ética nas Redes Sociais para alunos da segunda fase do ensino fundamental

DR. ADEvogado, Administrador
Publicado por DR. ADEvogado
mês passado


Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás, projeto de lei de autoria do deputado estadual Vinícius Cirqueira (Pros), que propõe a inclusão de Noções da Ética das Redes Sociais e Mídias Digitais, como disciplina para alunos da segunda fase do ensino fundamental.

Segundo o parlamentar, a disciplina “Ética nas Mídias Sociais” terá o objetivo de contribuir para formação de cidadãos e leitores críticos capazes de identificar, evitar e evitar o compartilhamento, combatendo a disseminação de informações incorretas.

A proposta estabelece alterações nas diretrizes e bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás e esclarece que a ideia é inserir a temática como uma transversalidade, conforme orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

“Nossa intenção é capacitar, por meio da inclusão da disciplina na grade escolar, os estudantes a identificar nas redes, mídias digitais e nos meios de comunicação em geral, o uso e a veiculação de conteúdos e notícias falsas, além de prepará-los para o exercício das liberdades fundamentais de forma democrática e ética”, esclarece o deputado.

Vinícius Cirqueira ressalta ainda que a relação dos jovens com as notícias que circulam na internet é preocupante. “Vivemos a era da sociedade da informação, em que a qualidade da informação que recebemos tem um papel decisivo na determinação de nossas escolhas e ações, incluindo nossa capacidade de usufruir das liberdades fundamentais e da capacidade de autonomia e desenvolvimento”, complementa.

O texto da matéria apresenta dados de pesquisas que demonstram a dificuldade dos estudantes em distinguir reportagens e conteúdos publicitários, além da velocidade de propagação de notícias falsas na rede. A proposta de lei exemplifica o contexto citando a organização não governamental The News Literacy Project, que revelou que “uma notícia verdadeira demora seis vezes mais tempo para atingir 1.500 pessoas do que uma falsa”.

    (Fonte: Rota Jurídica)


    Conheça também o nosso INSTAGRAM e tenha acesso ao nosso conteúdo de Humor Jurídico!

    O Fantástico KIT com 30 MIL Modelos de Petições contém 78 pastas, divida por assunto e matéria, onde vai desde Petições Iniciais até Recursos...

    Petições de Trânsito 2020 - O melhor custo benefício em Petições de Trânsito do Mercado + 4 Bônus Exclusivos

    Conheça a tese da Revisão da Vida Toda (Vida Inteira ou Inclusão de Todos os Salários de Contribuição) – Da teoria à prática

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)