Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Deputado quer ensino de Ética nas Redes Sociais para alunos da segunda fase do ensino fundamental

Publicado por DR. ADEvogado
há 4 anos


Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás, projeto de lei de autoria do deputado estadual Vinícius Cirqueira (Pros), que propõe a inclusão de Noções da Ética das Redes Sociais e Mídias Digitais, como disciplina para alunos da segunda fase do ensino fundamental.

Segundo o parlamentar, a disciplina “Ética nas Mídias Sociais” terá o objetivo de contribuir para formação de cidadãos e leitores críticos capazes de identificar, evitar e evitar o compartilhamento, combatendo a disseminação de informações incorretas.

A proposta estabelece alterações nas diretrizes e bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás e esclarece que a ideia é inserir a temática como uma transversalidade, conforme orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

“Nossa intenção é capacitar, por meio da inclusão da disciplina na grade escolar, os estudantes a identificar nas redes, mídias digitais e nos meios de comunicação em geral, o uso e a veiculação de conteúdos e notícias falsas, além de prepará-los para o exercício das liberdades fundamentais de forma democrática e ética”, esclarece o deputado.

Vinícius Cirqueira ressalta ainda que a relação dos jovens com as notícias que circulam na internet é preocupante. “Vivemos a era da sociedade da informação, em que a qualidade da informação que recebemos tem um papel decisivo na determinação de nossas escolhas e ações, incluindo nossa capacidade de usufruir das liberdades fundamentais e da capacidade de autonomia e desenvolvimento”, complementa.

O texto da matéria apresenta dados de pesquisas que demonstram a dificuldade dos estudantes em distinguir reportagens e conteúdos publicitários, além da velocidade de propagação de notícias falsas na rede. A proposta de lei exemplifica o contexto citando a organização não governamental The News Literacy Project, que revelou que “uma notícia verdadeira demora seis vezes mais tempo para atingir 1.500 pessoas do que uma falsa”.

    (Fonte: Rota Jurídica)


    Conheça também o nosso INSTAGRAM e tenha acesso ao nosso conteúdo de Humor Jurídico!

    O Fantástico KIT com 30 MIL Modelos de Petições contém 78 pastas, divida por assunto e matéria, onde vai desde Petições Iniciais até Recursos...

    Petições de Trânsito 2020 - O melhor custo benefício em Petições de Trânsito do Mercado + 4 Bônus Exclusivos

    Conheça a tese da Revisão da Vida Toda (Vida Inteira ou Inclusão de Todos os Salários de Contribuição) – Da teoria à prática

    • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
    • Publicações1705
    • Seguidores908
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações175
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-quer-ensino-de-etica-nas-redes-sociais-para-alunos-da-segunda-fase-do-ensino-fundamental/814042870

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)