Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

OAB/RJ pede anulação de nomeação de estagiário como subprocurador de município

Publicado por DR. ADEvogado
há 4 anos

A OAB/RJ protocolou ofício pedindo anulação de nomeação de estagiário como subprocurador de Belford Roxo/RJ. O escolhido para o cargo, Marcelo Nascif Simão Filho, é filho do ex-deputado estadual Marcelo Simão. No pedido, a Ordem pontua que o cargo é privativo de advogado, nos termos do Estatuto da Advocacia.

Para a OAB/RJ, a nomeação é desprovida de legalidade, uma vez que Simão Filho não reúne as condições necessárias ao seu preenchimento.

"Com efeito, o Sr. Marcelo Nascif Simão Filho é inscrito na OAB/RJ na condição de estagiário (carente de plena capacidade postulatória), sendo certo que o exercício da função de subprocurador (procurador-Geral ou Procurador) municipal é privativo de advogado, nos termos do Estatuto da Advocacia:
Art. 1º São atividades privativas de advocacia:
I - a postulação a qualquer órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais; (Vide ADIN 1.127-8)
II - as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas.
(...)
Art. 3º O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),
§ 1º Exercem atividade de advocacia, sujeitando-se ao regime desta lei, além do regime próprio a que se subordinem, os integrantes da Advocacia-Geral da União, da Procuradoria da Fazenda Nacional, da Defensoria Pública e das Procuradorias e Consultorias Jurídicas dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das respectivas entidades de administração indireta e fundacional."

No pedido, a Ordem explica que a atividade de postular ao Judiciário é inerente às funções desempenhadas pelos procuradores municipais, razão pela qual não há qualquer possibilidade se serem desempenhadas por quem não seja advogado.

O ofício é assinado pelo presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira Arantes, o procurador-Geral da OAB/RJ, Alfredo Hilário de Souza, e o presidente da subseção de Belford Roxo, Abelardo Medeiros Tenório.

Veja a íntegra do documento.

(Fonte: Migalhas)


🔥SIGA NOSSO FACEBOOK DE NOTÍCIAS E HUMOR JURÍDICO

Veja também:

👍 Top Kit do Advogado 2.0 - Mais de 250 mil modelos de Petições de todas as áreas do Direito!!

📰 Curso Completo de Processo Civil 2021 - O melhor do Mercado!

📈 Petições Imobiliárias - Baixe 1 modelo gratuitamente!


  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12225
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-rj-pede-anulacao-de-nomeacao-de-estagiario-como-subprocurador-de-municipio/817448223

Informações relacionadas

Gabriel Araujo, Advogado
Artigoshá 4 anos

Minha casa está no nome de outra pessoa. Corro algum risco?

47 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O Brasil não é pra amadores! O Rio de Janeiro é um pedacinho da Venezuela. continuar lendo

Não tem um político que é ou foi do rio de janeiro que escapa da malandragem. continuar lendo

Nobres colegas, com todo o respeito a comunidade do Estado do Rio de Janeiro, mas lamentavelmente o Rio de janeiro se tornou uma terra sem lei, aonde todos mandam, inclusive o crime organizado e o desorganizado, acontece de tudo neste belíssimo Estado. Agora, pergunte se eu estou chocado com esta notícia? Nâo, lamentavelmente o Rio de Janeiro se tornou referência nacional em maus exemplos, este é apenas um deles, mas com certeza não será o último, o atual Governador pode até não ser corrupto, mas encontra-se dominado pela síndrome do pavão político, só quer aparecer na mídia, ação que é bom nada. Peço desculpas aos cariocas, mas é uma realidade lúgubre. continuar lendo

Não basta somente pedir anulação do Decreto de nomeação, se faz necessário apurar as responsabilidades de quem o nomeou, já que não atentou para os pré-requisitos do cargo. continuar lendo

Pois é. Eu já trabalhei na PGM de Belford Roxo e na minha época tinha uma subprocurador que não era advogado, apenas bacharel. Depois de um tempo, salvo engano mudaram o nome do cargo dele. Mas assinou um bom tempo como subprocurador.

Mas agora apelaram ainda mais, pois nem bacharel era. hahahaha.

E são os mesmos que reclamam da corrupção e políticos sujos. rs continuar lendo